11º Fórum da Saúde promove discussões sobre atenção básica

Evento segue com debate e reflexão durante o dia
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (6/12), a abertura oficial do 11º Fórum da Saúde no auditório Romildo Bolzan da UNICNEC. O evento, em sua 11ª edição, reúne os profissionais da saúde e debaterá durante esta sexta-feira o tema “Atenção Primária à Saúde: Fortalecer é preciso".

Prestigiaram a abertura, o perfeito Eduardo Abrahão, o vice-prefeito Eduardo Renda, o presidente da Câmara de Vereadores, Beto Gueiê, o secretário de Saúde, Emerson Magni, o secretário geral do COSEMS/RS, Willian Alves, a coordenadora da Atenção Básica e PACS, no município, Juliana Gonçalves Oliveira, o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Jorge Teixeira e demais autoridades.

Abrahão destacou a grande preocupação que o Poder Executivo tem em relação à Atenção Básica e investimentos feitos em Osório, para que a população tenha esse atendimento. “Agradeço ao trabalho de todos vocês, destaco o comprometimento do Emerson frente à saúde e compartilho minha preocupação em relação ao desejo do governo de retirar recursos da saúde e da educação, conforme vem sendo noticiado.

Desejo um ótimo dia de trabalho e sugiro que a discussão centre-se a função específica do município, estado e união em relação ao papel de cada um na saúde, que hoje está em pauta. Também lembro a importância do que o Poder Público representa na vida das pessoas e que no dia-a-dia deveríamos usar mais a palavra gratidão”, afirmou.

O secretário Emerson salientou que devemos fortalecer e colocar recurso na atenção básica. “As coisas acontecem nos municípios e temos que trazer para discussão o papel do município, estado e União. Que possamos ter um grande dia de discussão. Osório é o que é, pela colaboração de vocês, servidores. É claro que a qualidade de vida passa pela gestão pública, mas os servidores fazem a diferença e nós reconhecemos isso”.

A coordenadora da Atenção Básica e PACS, no município, Juliana Gonçalves Oliveira, a expectativa é que o 11º Fórum sirva para uma reflexão sobre o ano e que também seja programado 2020. “Que nós da saúde sejamos autores de nossas histórias, contribuindo assim, para uma atenção básica cada vez melhor, no município”.

Também fizeram uso da palavra, o vice-prefeito Eduardo Renda, o presidente da Câmara de Vereadores, Beto Gueiê, o secretário geral do COSEMS/RS, Willian Alves, a coordenadora da Atenção Básica e PACS, no município, Juliana Gonçalves Oliveira e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Jorge Teixeira.