Dia Mundial de Combate ao Diabetes

por Imprensa
Acessos: 185

Nesta quarta-feira (14/11), a partir da 13h30min, a equipe de saúde estará no auditório do Posto Médico Central - Dr. Flávio Silveira, realizando um bate-papo com pacientes insulino-dependentes
Para destacar a importância da data, a Secretaria da Saúde de Osório, irá promover na quinta-feira (14/11), no Dia Mundial de Combate ao Diabetes, uma atividade alusiva ao tema, no auditório do Posto Médico Central Dr. Flávio Silveira.
A partir das 13h30min a nutricionista Gislaine Ferreira, farmacêutico e enfermeiro farão uma roda de conversa com pacientes insulino-dependentes.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (IDF), no Brasil são mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.
Os profissionais da saúde alertam que a melhor forma de prevenir a diabete e outras doenças é a prática de hábitos saudáveis como consumo diário de verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas; redução do consumo de sal, açúcar e gorduras; evitar fumar e o excesso de bebida alcoólica, além de praticar atividades físicas - pelo menos 30 minutos todos os dias e manter o peso controlado. A obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diabete. Outra dica para prevenir a doença é ter atenção a pressão arterial alta, colesterol alto, doenças renais crônicas, síndrome de ovários policísticos e apneia do sono.
A Prefeitura de Osório/Jogue Limpo, com coordenação da Secretaria da Saúde realiza ações que contribuam com o bem estar e qualidade de vida dos osorienses e essa conscientização faz parte do trabalho.