Prefeito Abrahão acompanha início do atendimento em Acupuntura

Secretaria da Saúde iniciou hoje, (04/07) atendimentos em acupuntura no CER.
O Prefeito Eduardo Abrahão acompanhou hoje, (04/07) o início dos atendimentos em Acupuntura realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Como primeiro passo, as Acupunturistas Enfª Dai Lessa e a Fisiot. Fabíola Pinto, estarão atendendo os usuários com quadro de dor crônica, encaminhados pela rede municipal. Dentro da Acupuntura, serão utilizadas também: ventosaterapia, moxabustão, auriculoterapia e eletroacupuntura. Desde 2006 já existe a Política Nacional que regulamenta as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS. Em maio de 2018, o prefeito Eduardo Abrahão instituiu por ato público as PICS no município de Osório.
Os atendimentos serão realizados no CER – Centro Especializado em Reabilitação, no bairro Medianeira, todas as quintas-feiras.

"Usar remédios pra tudo e o tempo todo, nem sempre é a melhor opção", diz a Enfª Dai Lessa, que complementa: "a acupuntura tem resultado comprovado em muitas situações, sendo importante adjuvante nos tratamentos, principalmente no quadro de dores musculoesqueléticas – nos músculos, tendões, articulações e ossos de todo corpo –, que são as mais comuns na população". A Fisiot. Fabiola Pinto ressalta que a técnica, por meio das agulhas, estimula o próprio organismo a produzir substâncias analgésicas e tratar estas dores. Isso diminui a necessidade de remédios, responsáveis por tantos efeitos colaterais.

A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. Originária da medicina tradicional chinesa (MTC), a acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.