Maio Vermelho realiza ações preventivas de combate ao câncer de boca

por Imprensa
Acessos: 13

Ações começam na quinta-feira

Entre as suas várias ações e serviços oferecidos à população, o Poder Executivo de Osório, através da Secretaria de Saúde realiza no mês de maio, a Campanha de prevenção e combate ao câncer de boca e outras doenças. Os profissionais se voltam a promoção de ações que visam melhorar a saúde bucal das pessoas das mais variadas idades.

O secretário da saúde, Emerson Magni, destaca a importância desse trabalho, especialmente quando se trata o assunto como um problema de saúde pública. O câncer de boca é um das doenças preocupantes junto às pessoas e afeta lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outro tecidos da região da boca. “Sabemos que é de extrema importância realizar o autoexame de boca e a saúde disponibiliza um trabalho na área da odontologia. A vista ao dentista, a boa higiene bucal, alimentação saudável e se manter longe de fatores de riscos como álcool e fumo é fundamental”, ressalta.

Fique ligado às atividades da Campanha Maio Vermelho no Posto Médico Central

Na quinta-feira (2/5) será realizado no Posto Médico Central Dr. Flávio Silveira avaliação de lesões, orientação sobre cuidados, prevenção, sinais e sintomas, importância de uma boa higienização, diagnostico precoce, autoexame e tratamento.
Os dentistas estarão à disposição para realizar as avaliações e sanar as dúvidas em livre demanda
Ornamentação do espaço da odontologia com balões, cartazes e folders explicativos farão parte do cenário de prevenção e conscientização. Durante todo o dia os profissionais de saúde bucal irão circular pela unidade fazendo orientação para a população em gera, bem como nas salas de espera de outros setores, com a meta de ampliar a quantidade de pacientes beneficiados com as orientações.

Atividades externas

Na manhã de sábado (4/5) será realizada uma manhã de prevenção e orientação sobre o câncer bucal, na Unidade Móvel, junto ao Largo de Estudantes. A ação inicia às 8 horas, com a participação de um cirurgião dentista que estará disponível para fazer avaliação do público interessado. Haverá também a distribuição de folheto informativo com orientações, ornamentação com balões, cartazes folders explicativos, além da abordagem da população que visita a feira, até ao meio-dia.

ESF Caravágio
Dias 3, 9, 16, 23 e 27/5: manhã – Sala de espera
Dias 6, 14, 22 e 29/5: tarde – Sala de espera.
Dia 15/5: 14h no CCBC - promoção e Prevenção em Câncer Bucal.

Dia 21/5- 10h: exame bucal de tecidos moles, com livre demanda.
Dia 22/5- 15h: exame bucal de tecidos moles, com livre demanda.

ESF Glória
Durante todas as terças-feiras e quintas feiras do mês, após às 10h e a partir das 15h30min, será realizado o exame bucal dos pacientes e os mesmos serão orientados sobre o autoexame, grupo de risco, fatores etiológicos, tudo o que for relacionados ao câncer bucal. O atendimento será realizado através de livre demanda.
Além dos cartazes, a divulgação do Maio Vermelho também está sendo realizada através de convites distribuídos pelas Agentes Comunitárias de Saúde na comunidade.
Um café, com os grupos da Terapeuta Ocupacional também terá como pauta a divulgação da importância da prevenção ao Câncer Bucal.

ESF Laranjeiras
Com o objetivo de alertar a população sobre fatores que aumentam o risco de desenvolver câncer bucal, acesso a exames preventivos, autoexame, tratamento e prevenção, vão acontecer ações na Sala de espera todos os dias, em turnos alternados - para atingir o maior número de pessoas possível - abordando temas relacionados à prevenção, riscos, auto exame e dúvidas sobre atendimentos.
Cronograma:
06/5 : Sala de espera- 8 às 08h30min - alerta sobre fatores de risco.
07/5: Sala de espera- 9h30min às 10h - Exames preventivos (auto exame)
08/5: Sala de espera- 13h30min às 14h - Esclarecimentos sobre como proceder em caso de suspeita de lesão bucal.
09/5: Sala de espera- Alertar sobre a importância da prevenção do câncer bucal, pedir ao ouvintes que convidem vizinhos e conhecido para comparecerem `Unidade de Saúde no dia 10 de maio, a partir das 8 horas, para participar da palestra e exames.
10/5 – 8h - palestra com Dr. Jorge Luis de Oliveira, abrangendo os temas já abordados em sala de espera; exames físicos, distribuição de folders explicativos, distribuição de mimos confeccionados pela TSB Jucilei da Rocha.

Posto de Saúde de Aguapés
Será realizada Sala de espera uma vez por semana no dia de marcação durante o mês de maio. Os profissionais vão focar em orientações e distribuição de material didático. Além disso, será destinada, como prioridade, uma vez por semana, marcação para avaliação clinica odontológica, conforme demanda.

ESF Albatroz
Sala de espera semanal e exame de prevenção de câncer de boca com livre demanda.
Dia 3/5 - Grupo de Cessação do Tabagismo com palestra sobre o Maio Vermelho- mês de luta e combate ao câncer de boca.
Dia 7/5 - Atividade na Escola Albatroz. Palestra Saúde Bucal: a higiene bucal como ferramenta de autocuidado.
Dia 27/5 - Palestra sobre o Maio Vermelho mês de luta e combate ao câncer de boca. Grupo de Terapia Ocupacional.
Dia 31/5 - Dia Mundial Sem Tabaco - Grupo de Cessação do Tabagismo – Palestra.
Sextas-feiras no turno da manhã: sessão de auriculoterapia aos participantes do Grupo de Cessação do Tabagismo
Sala de espera - de segunda a quinta-feira turnos manhã e tarde: fluxograma, cuidados gerais, importância da prevenção de doenças.
Dias 2 e 3/5 - Ação nas Escolas - Noções de higiene pessoal para alunos de 1º a 5º anos.

ESF ATLANTIDA SUL
“É Maio Vermelho!” Esse será o título das atividades que serão realizadas pela Equipe de Saúde da Família de Atlântida Sul. O mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca e outras doenças, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidados e diagnóstico precoce.

Para conscientizar, serão realizadas palestras e roda de conversas nos grupos de Artesanato, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Educação física.

O objetivo é multiplicar o conhecimento sobre câncer bucal, para que possamos fazer vigilância da população adstrita, focando sempre no grupo de risco.

- Informar a população sobre a existência da doença e suas consequências;

- Orientar a população sobre fatores de risco e identificar situações de risco.

- Esclarecer aos usuários sobre a possibilidade de alterações bucais que devam ser avaliada pelo cirurgião dentista ou pelos integrantes da equipe;

- Informar sobre o dia de luta contra o Câncer bucal e seus fatores etiológicos e métodos preventivos, assim como, distribuição de folders informativos.

- Registrar corretamente as informações e relatório das atividades exercidas, e número de pacientes avaliados.

As rodas de conversas e palestras serão realizadas em salão anexo ao posto de Atlântida Sul, junto com integrantes da Equipe de Saúde da Família da unidade de Atlântida Sul, principalmente Agentes de Saúde e Equipe de Enfermagem. Durante as atividades serão distribuídas folders e escovas de dente.