Osório apresenta experiências durante ‘Semana Saúde Única’ e 31º Congresso do COSEMS/RS

por Imprensa
Acessos: 67

Planificação e aplicativo do Pró-Mamá foram apresentados nesta terça-feira

Após apresentação do case de sucesso que é a informatização na saúde de Osório, hoje (23/04), entre as atrações do evento que iniciou ontem na Feira de Soluções para a Saúde, em Bento Gonçalves – integrando o 31º Congresso do COSEMS/RS e segue até quinta-feira, (25/4) estiveram o trabalho da ESF Albatroz sobre a Reorganização do Acolhimento na Unidade e o aplicativo de Amamentação e Desenvolvimento Infantil criado pelo Nasf/Osório em parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

O evento reúne 1380 participantes de todo o estado, e congrega o 30º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul e a 2ª edição da Feira de Soluções para a Saúde: Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis.

A Feira de Soluções para a Saúde apresenta uma programação que envolve mesas de debate, rodas de conversa, palestras e apresentações das experiências de serviços, setor científico e movimentos sociais em torno dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Aplicativo de Amamentação e Desenvolvimento Infantil pode ser baixado diretamente da App Store ou Google Play

Para começar a usar o mesmo, a mamãe deverá cadastrar a data de nascimento de seu filho para começar a receber mensagens de orientação sobre aleitamento materno, vacinas e desenvolvimento infantil de um modo geral. Na primeira semana serão enviadas instruções diárias, depois serão semanais. A mamãe também poderá registrar com imagens, os principais marcos do desenvolvimento do bebê para não esquecer momentos tão importantes, como, por exemplo, o dia em que deu o primeiro sorriso, os primeiros passos, etc., poderá tirar suas dúvidas com os profissionais do Pró-Mamá, ou ainda aprender com as dúvidas de outras mães.

O conteúdo do aplicativo foi selecionado pela equipe do Pró-Mamá com base na literatura atual. O público-alvo são mães do município de Osório, mas qualquer mãe de outra cidade poderá baixar o aplicativo nas lojas virtuais.

A outra experiência apresentada é o trabalho da ESF Albatroz sobre a Reorganização do Acolhimento na Unidade. A Equipe de Saúde da Família Albatroz de Osório, conseguiu reorganizar seus processos de trabalho, utilizando a Planificação da Atenção Primária à Saúde como norteadora.

Formada por profissionais comprometidos e buscando sempre a excelência do cuidado, a equipe reestruturou o acolhimento empregando um fluxograma, que dia a dia, a comunidade conhece através das "Salas de Espera" - pequenas reuniões que acontecem quase diariamente entre a equipe e a comunidade antes do início dos atendimentos.

A equipe e a gestão comemoram esta fase de crescimento, e compartilharam a ação na Mostra de Experiências Exitosas do 31º Congresso do COSEMS/RS.