Campanha da coleta de preventivos será no próximo dia 27

por Imprensa
Acessos: 82

No dia também será feita uma entrega de resultados de exames preventivos coletados no Posto Central
Com o objetivo de facilitar o atendimento às mulheres, a Secretaria da Saúde de Osório realizará no Posto Médico central Dr. Flávio Silveira, no sábado (27/4) a campanha de coletas de preventivos.

Entre 8h e 17h, será atendida a demanda do município sem necessidade de agendamento prévio especialmente para as mulheres trabalhadoras que não conseguem fazer seu exame durante a semana. A meta é atingir preferencialmente as mulheres entre 24 e 69 anos.

No mesmo dia, será feita uma entrega de resultados de exames preventivos coletados no Posto Central. Que fez exames preventivos anteriores e não retirou trazer um documento de identificação no horário das 8 às 17 horas. Na Saúde há muitos exames acumulados para serem entregues e os pacientes por algum motivo não buscam.

Atenção
Os exames de Papanicolau ou também chamados de preventivo do câncer de colo de útero, são realizados por agendamento e coletados durante todas as tardes e também na quinta-feira. Esse serviço é voltado para população, preferencialmente, que consulta no Posto Central.

As demais Unidades de saúde oferecem o serviço em datas definidas:

- Posto de Saúde Primavera e Albatroz: coleta de exames todos os dias e o usuário se apresentam na recepção.

- Posto de Saúde de Aguapés: coleta de exames todas as quartas-feiras pela manhã sem agendamento prévio.

- Posto de Saúde Laranjeiras: coleta de exames todas as terças-feiras com agendamento prévio.

- Posto de Saúde de Atlântida Sul: coleta de exames todas as segundas-feiras pela manhã e sextas feiras à tarde com agendamento prévio.

- Posto de Saúde Caravágio: coleta de exames de segunda a sexta-feira, sem agendamento (livre demanda).

- Posto de Saúde do Palmital: todas as quartas-feiras pela manhã com agendamento.

- Posto de Saúde de Arroio das Pedras: coleta de exames todas as quartas-feiras pela tarde com agendamento.

- Posto de Saúde Glória: todas as quintas-feiras mediante agendamento prévio.

Segundo a coordenação dos serviços, a não uniformidade de datas e formas de agendamento ocorre em virtude da rotina de atendimentos de cada local e a disponibilidade de consultório e recursos humanos para coleta. A oferta, segundo a secretaria, atende a demanda local e caso há incompatibilidade de horário haverá campanhas de reforço.