Diretor do Sintergs faz visita de solidariedade ao secretário de Saúde de Osório

por Imprensa
Acessos: 98

O diretor de Assuntos Funcionais e Qualificação Técnica do Sintergs, que também é dirigente da CGTB e Membro do Conselho Estadual de Saúde, Elpidio Jaques de Borba, foi recebido na quarta-feira (12/12) pelo secretário de Saúde de Osório, Emerson Magni.

Elpidio, que nasceu em Osório mas está radicado em Porto Alegre, foi conhecer o processo de informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, iniciado em 2010, e prestar solidariedade ao secretário pelo atraso no repasse das verbas de financiamento da Saúde.

Mesmo com o atraso, pelo governo do Estado, de mais de R$ 3 milhões para a saúde de Osório, o secretário tem conseguido manter o sistema em funcionamento. O Hospital São Vicente de Paulo garante o atendimento à população em todas as áreas e os salários dos servidores estão em dia. Há atrasos pontuais apenas para médicos de algumas especialidades.

“Já sabia do padrão de excelência da saúde pública do município, mas não conhecia pessoalmente o secretário. Ele é extremamente participativo em todos os fóruns de discussão sobre a melhoria da saúde pública e faz parte da diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul”, informou Elpidio.

O programa de informatização, que é fundamental também para as práticas de controle social em Osório, é considerado modelo em todo o Estado.

O secretário de Saúde é servidor de carreira do município e vereador, além de ser um profundo conhecedor dos problemas e das soluções para a saúde no âmbito municipal. Osório tem sido referência para vários municípios, inclusive da região nordeste que tem realizado visitas para conhecer o modelo de assistência.

“Espero, como secretário da Saúde de Osório e como membro do Conselho que uma solução seja em breve encontrada. E que o governo que tomará posse em janeiro coloque a saúde do seu povo em primeiro lugar”, disse Emerson.