Informatização da Saúde em Osório desperta atenção de Canoas

Município de Canoas busca informações sobre a informatização da Saúde de Osório
O Sistema de Informatização da Saúde de Osório tem sido destaque desde a sua implementação no ano de 2010, despertando interesse de diversos municípios do Estado e até mesmo de fora. Na manhã desta terça-feira, (23/07) o Prefeito Eduardo Abrahão acompanhado do Secretário de Saúde Emerson Magni recebeu em seu gabinete a comitiva da Secretaria da Saúde de Canoas, Cristiane Steinmetz Campos, Vinícius Freitas da Silva e Eloir Antônio Vial, que buscaram informações e detalhamentos sobre a informatização da Saúde de Osório, afim de desenvolver o trabalho na cidade de Canoas.
" Sempre é motivo de alegria, saber que os processos instituídos em nossa gestão estão dando certo e ainda sendo procurado por outros municípios, isso é resultado de muito empenho e dedicação, colocando sempre a saúde em primeiro lugar, oportunizando melhorias que visão a qualidade de vida dos osorienses", destacou o Prefeito Eduardo Abrahão.
O Secretário Emerson Magni, salientou que esse processo facilita e otimiza o atendimento, garantindo economicidade, organização nos processos de trabalho, primando pelo atendimento integral da população.

Vigilância reforça cuidados no combate à dengue

Osório não registrou novo foco nesta semana
A secretaria da Saúde, através da Vigilância Sanitária, alerta os moradores de Osório para que mantenham as ações de inspeção dos pátios e de recipientes com água. Segundo a médica veterinária Anne Marth, água aquecida nos potes, plantas e piscinas sem tratamento, mesmo com a baixas temperaturas, continuam sendo locais propícios para o desenvolvmento das larvas do mosquito.

No município de Osório, não foi registrado nenhum foco novo, desse modo, o total permance em 172. A maior atenção continua para os bairros Sul-brasileiro e Glória, locais com maior incidência.

O número de municípios com Aedes aegypt no litoral norte aumentou, sendo eles: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé,Mostardas, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Tramandaí, Torres, Três Cachoeiras e Xangri-lá. No entanto, nos dois casos registrados em Torres, o vírus da dengue não foi contraído no município, portanto, não é considerado autóctones. Um paciente contraiu a enfermidade em Canoas e o outro em Belo Horizonte.

Até o momento no Rio Grande do Sul há confirmação de 1.053 casos de dengue. Em Santa Catarina foi registrado 1.370 casos e no Paraná, 18.780.

III Seminário Municipal da Amamentação será em agosto

Dentro da programação do Agosto Dourado e a III Semana Municipal da Amamentação, que ocorre em Agosto deste ano, está o III Seminário Municipal da Amamentação, com o tema: "Fatores que interferem no sucesso da amamentação."

O mesmo será na quarta-feira (7/8), às 19h15min, no Auditório Romildo BOlzan - UNICNEC, com palestra proferida pela professora/Dra. Cristina Bertoni-Machado.

Público: estudantes e profissionais da área da saúde.

Com certificado de participação.

Entrada gratuita.

As inscrições gratuitas devem ser feitas no link : bit.ly/2XGcYK0

Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno

O leite materno é considerado alimento de ouro para a saúde dos bebês
Começa em Osório na quinta-feira (1/8) a programação do Agosto Dourado e III Semana Municipal da Amamentação, com uma abordagem ampla e abrangente em torno da conscientização e do incentivo à amamentação.
Em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. O ato ocorreu para marcar a 25ª Semana Mundial da Amamentação. Desde então, o oitavo mês do ano é dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês.

O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. A lei brasileira sugere que prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada em homenagem à amamentação.

As ações de conscientização em Osório, também irão valorizar o tema da Semana Mundial da Amamentação deste ano que é “Empoderar mães e pais – favorecer a amamentação”, até a quarta-feira (28/8).

As atividades organizadas pela PMO/Secretaria da Saúde/Pró-Mamá, incluem Seminários, culturando com orientações e atividades, capacitação, mesa redonda, massagem shiatsu, oficina de introdução alimentar, atualizações sobre amamentação, reunião e encontro com gestantes.