Novos focos de Aedes aegypti são identificados em Osório
por Imprensa
Acessos: 3

Mesmo com a realização de um trabalho intensificado de conscientização junto a comunidade osoriense, mais uma vez a Vigilância identificou novos focos de Aedes aegypti, totalizando 11 casos em 2019. Os bairros com maior incidência são o Glória e o Sulbrasileiro.
Os Agentes de Combate a Endemias informam que o descuido dos moradores deixando na chuva potes plásticos, vasos, pneus, possivelmente com ovos de Aedes aegypti, colabora com o ciclo evolutivo do vetor. Outros deixam potes da água dos cães sem higienização, e os ovos permanecem aderidos nas bordas.

O Brasil já está vivendo epidemias de Dengue. O Estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos (e também a maior concentração de casos de Febre Amarela). Outros estados como Minas Gerais, Bahia e Paraná também apresentam casos.

No Rio Grande do Sul, há quatro casos autóctones de Dengue e 10 importados.

Os Agentes de Combate a Endemias faz um alerta aos cidadãos para que mantenham a vigilância de seu pátio, verifiquem todas as semanas as folhagens, caixa d'água e piscinas. Limpem potes plásticos e guardem-os protegidos da chuva. Plantas que estão na água para enraizarem, devem ser vistoriadas todos os dias ou imediatamente serem plantadas na terra.

Em caso de sintomas como febre, dor no corpo, manchas vermelhas na pele, procure imediatamente seu Posto de Saúde.

Dicas importantíssimas:

- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;

- Preserve o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, entre outros;

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;

- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;

- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.

Plantão Farmácias
por Imprensa
Acessos: 5

Plantão Farmácias

Comunicamos aos estabelecimentos farmacêuticos a substituição de cumprimento de plantões dos seguintes estabelecimentos conforme processo nº 321970/2019

A farmácia FERREIRA E PIZZOLOTTO, localizada na Rua Machado de Assis 407, cumprirá o plantão da farmácia LIFE FARMÁCIA LTDA EPP localizada na Rua Quinze de Novembro, 1101, salas 01, 04 e 06, no período compreendo entre os dias 25/02/2019 a 03/03/2019, no horário compreendido entre às 0h até às 7h.

Saúde, informações importantes
por Imprensa
Acessos: 15

Saúde, informações importantes

O Poder Executivo de Osório, abrirá nos próximos dias o Processo de Credenciamento de laboratórios de análises para realização de exames preventivos de câncer do colo de útero - Exames Citopatológicos. É importante destacar, que mais uma vez, o município busca atender a comunidade quanto a saúde da mulher, cuja a responsabilidade, para este tipo de exame é atribuição do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Informação:
Tal se faz necessário, uma vez que o laboratório que fornece serviço para o Governo do Estado, não está recebendo os respectivos pagamentos pelos serviços prestados desde outubro de 2018, inviabilizando o fornecimento destes importantes serviços. Assim, o Prefeito Abrahão determinou o credenciamento de até 4.000( quatro mil) exames/ano exames de coleta do preventivo de câncer de colo de útero, afim de garantir a assistência necessária a qualidade de vida das mulheres.

Vigilância ambiental no combate ao Aedes aegypti
por Imprensa
Acessos: 8

A equipe de agentes de combate a endemias realizou na manhã da quarta-feira, dia 06/02, mais uma atividade junto aos alunos do Projeto Lazer e Cidadania, no 8° batalhão da brigada militar.
Foram realizadas palestras sobre o trabalho no município de Osório contra o Aedes aegypti e sobre Acidentes com Animais Peçonhentos.
"Ao perguntar por que encontramos ainda tantas pessoas que não cooperam com a higiene e destruição de focos de águas paradas, que não limpam os potes de água dos cães, que não trocam a água das piscinas, que não vedam a caixa d'água, as crianças disseram: Preguiça, doutora! Deixam para os agentes fazerem o que o cidadão tem que dar conta!", destacou a Med. Vet. Anne Marth.

Em 2019 já foram encontrados 6 focos de Aedes aegypti. Essa semana está sendo realizado o LIRAa, Levantamento de Indice Rápido do Aedes aegypti. Essa metodologia determina o nível de infestação a cada 100 imóveis visitados.

No Rio Grande do Sul, já foram identificados 02 casos de Dengue autóctones: um em Panambi e outro em Cândido Godói.

Osório não registra nenhum caso de Dengue, Zika ou Chikungunya.
Contamos com a parceria de todos os moradores.
"Osório contra a Dengue"